Sair do armário ainda é uma das coisas mais assustadoras para a boa parte das pessoas LGBT+, e também pode ser um processo que gera uma certa confusão às pessoas ao seu redor. Pensando nisso, resolvi trazer algumas dicas do que fazer quando uma pessoa que você ama se assume LGBT+!
.
1 – APRESENTE UM AMBIENTE ACOLHEDOR
Tente sempre mostrar à pessoa que ela é querida, independentemente de sua orientação sexual ou identidade de gênero. Você pode fazer isso mostrando respeito a pessoas LGBTQIA+, sejam amigos, ou até pessoas famosas que você admira. Também é indicado evitar comentários LGBTfóbicos ou incentivar formas pejorativas de falar sobre pessoas e/ou vivências LGBTQIA+.
.
2 – PROCEDIMENTOS CIRÚRGICOS, SÓ COM A AUTORIZAÇÃO DA PESSOA!
No caso de pessoas intersexo, um procedimento cirúrgico precoce para a escolha de um genital pode significar uma violação do direito à existência de seus corpos, trazendo péssimos resultados à sua vida emocional, sexual e reprodutiva. O recomendado é que a família eduque e empodere crianças intersexo de suas famílias para autonomia e autodeterminação de seu corpo. O corpo da criança pertence a ela e a mais ninguém.
.
3 – MOSTRE COMPREENSÃO
Sair do armário para si é uma das tarefas mais difíceis que existe. Se a pessoa fez isso e se sente pronta para falar com a família sobre sua orientação sexual ou identidade de gênero, é quase certeza de que já passou por muita confusão dentro de si. Portanto, acolha essa pessoa com carinho e mostre-se presente nesse momento. Uma dica é levá-la a eventos LGBTQIA+ para aumentar sua noção de que é possível ser quem ela é nesse mundo cão.
.
Se mesmo com essas dicas você sentir que precisa de ajuda para lidar melhor com as emoções que podem vir nessa situação, não sinta vergonha de procurar por um especialista para conversar, se abrir e tirar dúvidas. Isso demonstra muito respeito e carinho à pessoa que você ama.